Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares constituem uma fina camada da crusta, representando cerca de 75% das rochas expostas à superfície terrestre.As classificações existentes para este tipo de rochas baseiam-se, sobretudo, na génese dos sedimentos que as originam.Assim consideram-se três tipos de sedimentos:- Detríticos, que são fragmentos com origem físico-química em rochas pré-existentes.-Químicos que são fragmentos que resultam da precipitação de algumas substâncias dissolvidas na água.-Biogénicos, que são fragmentos resultantes da actividade dos seres vivos ou produzidas pelos seres vivos.Os sedimentos detríticos originam rochas detríticas, os sedimentos químicos originam rochas quimiogénicas e os sedimentos biogénicos originam rochas biogénicas.As rochas sedimentares detríticas constituem a maioria (3/4) do total das rochas sedimentares existentes à superfície da Terra. Os sedimentos podem classificados quanto ao grau de calibragem, ao grau de arredondamento, quanto à granulometria e à composição química. Os depósitos de balastros, areias, síltes e argilas classificam-se como rochas sedimentares detríticas não consolidadas. A consolidação destes sedimentos por diagénese, origina as rochas sedimentares detríticas consolidadas A consolidação é feita por acção da pressão e da cimentação no caso das brechas, dos conglomerados e dos arenitos. No caso dos siltítos e dos argilítos devido à pequena dimensão das partículas constituintes é só feita por acção da pressão que permite a compactação. A cimentação pode ocorrer pela formação de um cimento (precipitação de substâncias dissolvidas na água) entre os sedimentos ou por formação de uma matriz (deposição de partículas muito finas transportadas pela água).

Reflexão: Julgo que para quem está a estudar para testes ou exames, este tipo de resumos é sempre óptimo para ajudar a conslidar a matéria. Todavia, aconselho-vos a ter cuidado com a linguagem utilizada. Quando falam dos carvões, a turfa não é alvo da acção decompositora de bactérias anaeróbias. Estas intervêm no processo, transformando os detritos vegetais. A palavra "decompositora" pode nos fazer associar à acção decompositora de bactérias aeróbias, visto que todo o processo de evolução de carvões ocorre em condições anaeróbias!

1 Response to "Rochas Sedimentares"

  1. Os Malucos da Biologia says:
    7 de junho de 2010 às 23:29

    Na minha opinião estas são as rochas mais importantes da face da Terra porque são aquelas que mais vimos e observamos, e como tal são aquelas que talvez nos permitem um estudo mais completo porque temos um maior contacto com ela em grande quantidade e qualidade

    Os malucos da biologia :]

Enviar um comentário