Recursos Minerais


Tal como os outros seres vivos, também o ser humano vai buscar à Natureza os alimentos e os materiais que são essenciais à sua vida. Designam-se por Recursos Naturais todos os elementos disponíveis pela Natureza e susceptíveis de satisfazerem as necessidades do ser humano. São exemplos de recursos naturais: os recursos minerais, biológicos, hídricos e energéticos.
À escala de duração da vida humana, certos recursos, como florestas, água, solo, animais, podem ser renovados rapidamente. São recursos que não se esgotam com grande facilidade, apesar de serem muito explorados pelo Homem, pois são naturalmente renovados – designam-se por recursos renováveis. Contudo, se ritmo de consumo for mais rápido que a taxa de renovação, ou se a sua utilização for feita de uma forma não racional, um recurso renovável pode ser esgotado ou degradado.Os recursos naturais que existem na crosta terrestre e cuja formação envolve processos geológicos com duração de milhares ou milhões de anos, são chamados de recursos não renováveis, como por exemplo os recursos minerais e os combustíveis fósseis pois têm uma taxa de exploração muito elevada
Reflexão: Consideramos que este post é o complemento ideal para quem não está atento nas aulas e precisa de tirar uma boa nota ou para aqueles que desejam algo mais que uma simples nota!

1 Response to "Recursos Minerais"

  1. Os Malucos da Biologia says:
    7 de junho de 2010 às 23:31

    muito bom este post, gostei :]

    esta muito bom mesmo dos melhores que eu ja vi :]

Enviar um comentário