Entende-se por Lamarquismo a teoria evolucionista de Jean Baptiste, cavalheiro Lamark a qual há dois pontos de grande importância, que se distingue do fixismo de sua época, eles são :
1. A evolução ocorre por sucessivas transformações em seus órgãos, tais alterações acontece pelo uso ou desuso de tal órgão.O uso constante do órgão, se daria por necessidade do indivíduo adaptar-se ao meio ambiente.
2. Tais alterações sofridas pelo indivíduo durante sua vida, seria transmitida por hereditariedade. Sabe-se que, com o uso da musculatura há um desenvolvimento em força e tamanho, e com o desuso acaba-se por atrofiar. Essa observação levou Lamark a um erro, pois conclui que tal transformação ocorreria também com os órgãos. Sobre a hereditariedade, August Weissman cortou a cauda de camundongos por gerações, observando que as caudas continuavam nascendo perfeitas, assim provou que as características não eram transmitidas para as novas gerações.
Curiosidade - Animais "feios" são menos pesquisados
Há 35 minutos
23 de março de 2010 às 22:13
Não muito a dizer, alguma duvida estivessem com atenção as aulas de biologia do professor Orlando Guimarães ;)
24 de março de 2010 às 18:06
Depois de estudado este assunto nas aulas de Biologia chegamos à conclusão de que somos contra esta teoria, pois o princípio da transmissão dos caracteres adquiridos à descendência não é válido. Isto porque as características adquiridas ao londo da vida, por um indivíduo, afectam apenas a parte somática e não o material genético, pelo que não se transmite à descendência. Hoje, sabe-se que só as informações contidas nos gâmetas se transmitem à descendência.
Assim, a teoria de Lamark não teve aceitação na sua época.
MRFD :)