Chlarles Darwin, no livro A origem das Espécies propõem novas formas para a evolução, baseando-se em sua maioria nós dados observados em suas viagens a bordo do navio de pesquisa H.M.Beagle. Os principais pontos de sua hipótese, que hoje é o alicerce do pensamento moderno sobre a evolução, são :
1.Há indivíduos diferentes dentro de uma mesma espécies, tais diferenças os dão melhores condições de se adaptar do que outros.
2.Darwin baseasse na hipótese de Malthus em que a população aumenta em progressão geométrica e a quantidade de alimento aumenta em uma progressão aritmética. Diante desta afirmação Darwin chega a conclusão que se os seres vivos aumentam em progressão geométrica e lhes falta o alimento, que aumentaria em progressão aritmética, então para a sobrevivência deveria haver uma luta pela vida.
3.Na luta pela sobrevivência sobrariam os mais aptos, e os menos aptos seriam eliminados.
4.Os mais aptos transmitiriam as características para seus descendentes. As gerações estariam aprimorando suas características, para a sobrevivência.
Nas hipóteses de Darwin foram formulados alguns erros como, na luta pela sobrevivência dos mais aptos Darwin afirma que haveria uma constante luta entre os indivíduos, hoje sabemos que há uma luta entre o indivíduo e o meio ambiente. Os mais aptos a acomodar-se ao meio, a resistir aos predadores, clima etc terão maior possibilidade de reprodução, e conseqüentemente a ascensão da espécie.Sobre a hereditariedade Darwin e Lamark elaboraram o erro da hereditariedade de caracteres adquiridos, a qual Hugo De Vries corrige com A teoria da mutação, sugerindo que a variação de uma mesma espécie daria-se por alterações no material genético.
Curiosidade - Animais "feios" são menos pesquisados
Há 35 minutos
23 de março de 2010 às 22:25
O Darwinismo é o termo usado para designar vários processos relacionados com as ideias de Charles Darwin, nomeadamente ideias relacionadas com a evolução e a selecção natural(ver pag 125/127). sendo para o nosso grupo o teoria mais aceite(descendemos dos Homo sapiens spapieus).
24 de março de 2010 às 18:12
Estamos de acordo com o Darwinismo, pois a única crítica que é feita a esta teoria é o facto de não conseguir explicar como surgia a variabilidade dentro de uma população.
MRFD :)
24 de março de 2010 às 22:14
Tal como dizem a lei do Darwinismo é a teoria explicativa da biodiversidade baseada na actuação da selecção natural sobre a variabilidade dos indivíduos.
Por: "Nucleotideas"
24 de março de 2010 às 23:10
Darwin, com a sua teoria, teve um importantíssimo papel para a Ciência, uma vez que permitiu que fossem feitos muitos avanços, nomeadamente na área da evolução.
Essência Verde :)