Na foto podemos ver uma rocha que pode ser sedimentar magmática e, até mesmo, metamórfica que após uma recristalização no estado sólido por acção de factores de metamorfismo como o calor, tensões e fluidos. Isto irá originar uma rocha metamórfica. Exemplos de rochas metamórficas são o gnaisse, micaxistto, filito, ardósia,e o mármore, quartzito, corneana.
1)Minas da Panasqueira
A mina da Panasqueira, situada no distrito de Castelo Branco, a Oeste do Fundão, é actualmente uma das rincipais produtoras de concentrações de óxidos de estanho (cassiterite)
Com início em 1896, as minas da Panasqueira registaram um grande desenvolvimento durante a primeira e segunda guerra mundial, em que a procura de volfrâmio era grande devido à sua utilidade como endurecedor de ligas metálicas para a construção de armas.
2)Mina de Neves Corvo
As minas de Neves Corvo situadas num valioso complexo mineiro, descoberto em 1977, iniciaram a sua actividade em 1988, situam-se no baixo Alentejo, na região de Castro Verde – Almodôvar em Portugal.
Desde logo revelaram-se diferentes das restantes minas da mesma unidade metalogenética, pelos elevados teores de cobre, estanho e zinco associados a sulfuretos maciços
3)Mina de Jales
Na localidade de Campo de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, existiram umas minas de ouro, conhecidas por “Minas de Jales”. A exploração destas minas, levada a cabo pelos romanos, iniciou-se em 1933. Delas extraíu-se, essencialmente, ouro e prata, ocorrendo associado a filões de quartzo com sulfuretos tais como pirite, calcopirite, blenda e galena. A presença de outros minérios como estanho e volfrâmio foi registada na periferia do filão aurífero
Estas minas encontram-se desactivadas desde 1992. Desde então, permaneceram as escombreiras a céu aberto, que prejudicaram seriamente a população e os terrenos, uma vez que continham materiais, nomeadamente, sulfuretos de Pb, Zn, Ag e Cu, altamente nocivos à saúde pública
Esta problemática ficou devidamente resolvida em 2002, quando se concluiu o Projecto de Recuperação Ambiental da Escombreira da Mina de Jales Fig. 37 – Granito com Filão de quartzo mineralizado
Entende-se por Lamarquismo a teoria evolucionista de Jean Baptiste, cavalheiro Lamark a qual há dois pontos de grande importância, que se distingue do fixismo de sua época, eles são :
1. A evolução ocorre por sucessivas transformações em seus órgãos, tais alterações acontece pelo uso ou desuso de tal órgão.O uso constante do órgão, se daria por necessidade do indivíduo adaptar-se ao meio ambiente.
2. Tais alterações sofridas pelo indivíduo durante sua vida, seria transmitida por hereditariedade. Sabe-se que, com o uso da musculatura há um desenvolvimento em força e tamanho, e com o desuso acaba-se por atrofiar. Essa observação levou Lamark a um erro, pois conclui que tal transformação ocorreria também com os órgãos. Sobre a hereditariedade, August Weissman cortou a cauda de camundongos por gerações, observando que as caudas continuavam nascendo perfeitas, assim provou que as características não eram transmitidas para as novas gerações.
Recent Comments